Frente à pandemia que estamos vivenciando, aqui no Grupo Nexxees nós agimos rápido e pensamos em todo o nosso ecossistema. Inicialmente, intensificamos a higienização das áreas comuns, distribuímos álcool gel nos ambientes, e repassamos orientações de boas práticas. Nesse primeiro momento, em SC isolamos o grupo de risco conforme determinado pela OMS e em SP passamos a atuar em regime de home office. Num segundo momento, diante da iminente crescente em SC, realizamos o que seria uma das operações mais desafiadoras em que passamos nestes 27 anos: alocar todo o nosso time de SC, quase 300 pessoas, em home office.

Para muitas empresas, atuar de casa é algo rotineiro e prático. No entanto, o segmento financeiro possui exigências técnicas e protocolos de segurança que tornaram o desafio muito grande. Mas em tempo recorde, em exatos dois dias, tínhamos 100% da nossa equipe trabalhando de forma remota, cumprindo com os requisitos de segurança, e mantendo o mesmo nível de atendimento e prestação de serviço – entregas que somente super times são capazes de realizar. Dessa forma, não foi preciso interromper ou reduzir a prestação dos serviços das empresas do Grupo Nexxees, que são considerados serviços essenciais, nem do Instituto Nexxera, que impacta diretamente empreendedores, os quais justamente no período de crise tem maior necessidade de apoio e mentorias.

Cuidados intensificados

Já na primeira semana de trabalho remoto, adequamos uma série de ações que já ocorriam de forma presencial, e que ganharam ainda mais importância com o distanciamento. 

Para trabalhar em formato home office, houve o empenho direto de toda a equipe de infraestrutura e segurança da informação para garantir os acessos externos aos 300 colaboradores em 48 horas, cumprindo com os requisitos de segurança e mantendo o mesmo nível de atendimento. Dessa forma, não foi preciso interromper ou reduzir a prestação dos serviços das empresas do Grupo Nexxees, que são considerados serviços essenciais, nem do Instituto Nexxera, que impacta diretamente empreendedores, os quais justamente no período de crise têm maior necessidade de apoio e mentorias.

Além disso, desenvolvemos uma campanha focada em cuidar da saúde física e mental dos colaboradores. Está sendo estimulada a realização de ginástica laboral a partir de recomendações e vídeos online, realizamos a manutenção de todos os benefícios e antecipamos o pagamento do vale alimentação/refeição de abril; acompanhamos diariamente os gestores; surpreendemos os colaboradores aniversariantes com cupcakes entregues em casa; antecipamos o lançamento do programa People Care, um espaço de escuta ativa para agregar neste momento de mudanças e promover a descompressão; e adaptamos o processo de onboarding de novos colaboradores em formato digital.

COVID-19 e a Sustentabilidade Econômica

Como forma de estender nossas ações para toda nossa cadeia de valor, investimos também em outras frentes de trabalho.

O Grupo Nexxees é desde 2016 signatário do Pacto Global – ONU. Isso significa que assumimos compromisso com a responsabilidade social e econômica, pautando-nos nos ODS. No momento de contingência, nosso presidente e vice – Edson Silva e Edenir Silva, respectivamente – participaram de uma reunião com aproximadamente mais 80 empresários brasileiros. Estes firmaram o compromisso de manter uma agenda, para juntos, desenvolverem ações que permitam a recomposição do pequeno empresário durante este momento de recessão econômica causado pelo COVID-19.

Com relação aos programas de apoio ao empreendedorismo realizados pelo Instituto Nexxera, foram realizadas adequações na estratégia e plano de ação. As mentorias coletivas e individuais, antes presenciais, continuam sendo realizadas normalmente através da ferramenta Hangouts Meet e têm sido muito bem sucedidas. Essa ação ganha relevância à medida que percebemos o impacto gerado nos ecossistema empreendedor alcançado com o programa, que permanece sendo capacitado para gerar soluções ainda mais inovadoras e impactantes neste momento de crise.

Através do Instituto Nexxera, também encabeçamos uma campanha de arrecadação e mobilização de recursos através de uma plataforma de Crowdfunding para apoiar mais de 800 famílias em risco socioeconômico atendidas pela IDES, organização social referência em Florianópolis. A campanha pode ser conferida neste link: http://vaka.me/961533

Além dessa campanha social, através do Instituto Nexxera, iremos distribuir jalecos para proteção dos nossos agentes de saúde, que serão doados para o atendimento de emergência do Instituto de Cardiologia anexo ao Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José, que conta com mais de 500 funcionários e corpo clínico com 100 médicos. Entre outros, o Instituto atende pacientes vítimas do Covid-19 que apresentam cardiopatia. Todos os aventais são em TNT 40 gramas de proteção para atendimento dos pacientes, cumprindo o padrão usado nos hospitais.

Quanto às Soluções Nexxera, é válido ressaltar uma iniciativa que está sendo desenvolvida por uma das empresas do Grupo: o Maná Saúde. Trata-se de um clube de desconto para consultas e exames médicos e odontológicos. O destaque para essa solução é que estamos antecipando o lançamento deste produto, além de isentar por 60 ou mais dias após o encerramento do isolamento. Assim, os cidadãos que não possuem plano de saúde poderão ter acesso à saúde de qualidade oferecida por 7525 clínicas com até 70% de desconto no custo de atendimentos.

Além disso, estamos estudando estratégias de liberar o uso do gerenciador financeiro para micro e pequenos empreendedores e empresas para melhor gerir seu caixa e gerar os dados para acesso ao crédito. Ainda dependemos do estudo de como operacionalizar a liberação, mas já há a decisão de liberar o acesso sem custo de licença por prazo determinado, já que consideramos essa ação necessária para as empresas atingirem o equilíbrio. Outro compromisso para tranquilidade dos empreendedores se refere ao custo da licença, posterior ao período para equilíbrio das empresas, que será inferior 10% do salário mínimo.

Estamos comunicando todas as nossas ações de enfrentamento ao Covid-19 nas redes sociais, através de mensagens por WhatsApp e através de e-mail marketing para os públicos de interesse. O objetivo é sermos transparentes e estimular que outras pessoas e organizações sintam-se inspiradas e igualmente desenvolvam ações a fim de reduzir os impactos do Covid-19 na sociedade. 

“Estes foram alguns exemplos do que já colocamos em prática e muito ainda está por vir. Vamos seguir firmes, certos do nosso papel perante toda a sociedade. Juntos vamos superar esta fase!”

Curtiu? Compartilhe! 😍